Ensino fundamental: o que é e como funciona?

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O ensino fundamental é um segmento obrigatório da educação no Brasil, sendo considerado o ciclo mais longo da escolarização. Ele compreende a fase que vai do 1º ao 9º ano e costuma atingir os alunos com idade entre 6 e 14 anos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o ensino fundamental tem o objetivo de promover a formação básica do estudante enquanto cidadão.  + Veja como conseguir bolsas de estudo para o ensino fundamental


Por ser um período de transição entre a educação infantil e o ensino médio, ele é dividido em duas fases que se complementam, com metodologias capazes de acompanhar o crescimento das crianças. 

Quais são as fases do Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental no Brasil tem a duração de 9 anos. Porém, as suas etapas são divididas em Anos Iniciais (Ensino Fundamental I) e Anos Finais (Ensino Fundamental II). Veja a seguir quais as diferenças entre cada uma delas. 

Anos Iniciais (Ensino Fundamental I)

Uma das principais dúvidas sobre os anos iniciais é: o ensino fundamental I é até que série? Sendo assim, ele compreende as turmas do 1º ao 5º ano. Ou seja, as práticas pedagógicas são direcionadas para crianças de 6 a 10 anos, de acordo com o Ministério da Educação - MEC. 

Nessa etapa de ensino, os estudantes são apresentados a diferentes áreas do conhecimento. Além disso, os professores também buscam fomentar nos alunos os valores sociais, a ética e aspectos ligados à cidadania ou à democracia.

Quais são as séries do Ensino Fundamental I?

1° Ano do Ensino Fundamental 1 

É a série em que a criança desenvolverá mais recursos para se comunicar, pois é no 1° Ano que ela aprende a ler e escrever. Também é nesse período que acontece o primeiro contato com questões matemáticas.  


O que as crianças aprendem no 1º ano do Ensino Fundamental 1?

Espera-se que no 1º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a: 

  • Entender a relação entre as letras e seus sons;

  • Saber a diferença entre números e letras;

  • Entender Noção de tempo e espaço;

  • Realizar cálculos de adição e subtração;

  • Localizar e nomear partes do corpo humano.


2° Ano do Ensino Fundamental 1 

Dando continuidade ao o que foi apresentado no ano anterior, no 2° Ano ainda existe um foco maior no processo de alfabetização, pois é importante que os estudantes desenvolvam a fluência na língua portuguesa. 


O que as crianças aprendem no 2º ano do Ensino Fundamental 1?

Espera-se que no 2º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a: 

  • Começar a escrever, ler, e interpretar textos com autonomia;;

  • Respeitar os diversos grupos sociais ;

  • Compreender e conhecer números decimais;

  • Relacionar questões entre o meio ambiente e as formas de vida que se estabelecem nele;

  • Conseguir diferenciar seres vivos e não-vivos;

  • Desenvolver a criatividade e a expressão. Explorar.


3° Ano do Ensino Fundamental 1

Em relação à leitura e escrita, nesta etapa os pequenos entram em contato com conceitos de coesão e interpretação de texto. Na matemática, problemas com adição e subtração passam a ser mais complexos, enquanto a multiplicação é apresentada. 


O que as crianças aprendem no 3º ano do Ensino Fundamental 1?

Espera-se que no 3º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a: 

  • Ler e interpretar informações, independente da situação que elas forem expostas;

  • Fazer cálculos de multiplicação e divisão;

  • Identificar e comparar grandezas;

  • Saber diferenciar espaço público e privado;

  • Compreender quais são os grupos que compõem uma sociedade;

  • Entender a importância e o impacto que as ciências e as tecnologias têm na nossa vida cotidiana e na sociedade;

  • Ter maior conhecimento sobre seu próprio corpo e descobrir seus limites por meio de jogos e brincadeiras. 


4° Ano do Ensino Fundamental 1

Geralmente, no 4° Ano os alunos já estão com 9 anos e dão continuidade à complexidade de estudos gramaticais. Na matemática, a divisão também passa a fazer parte das atividades cotidianas, junto com análise de gráficos, tabelas e raciocínio lógico. 


O que as crianças aprendem no 4º ano do Ensino Fundamental 1?

Espera-se que no 4º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a: 

  • Compreender o impacto que o ser humano tem na poluição ambiental;

  • Saber sobre as regras de ortografia e pontuação;

  • Fazer operações com números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;

  • Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;

  • Compreender dados históricos e saber organizá-los em ordem cronológica;

  • Identificar como eram as relações de trabalho e analisar o que ficou ou não dessas épocas;

  • Distinguir o trabalho escravo do trabalho livre;

  • Saber quais são as principais atividades econômicas nos estados brasileiros.


5° Ano do Ensino Fundamental 1 

A última etapa, a qual antecede os anos finais do Ensino Fundamental, serve como um aprofundamento de tudo o que foi visto nos últimos anos. É também um período para preparar a turma para o Ensino Fundamental 2, onde eles passam a ter um professor para cada disciplina escolar. 


O que as crianças aprendem no 5º ano do Ensino Fundamental 1?

Espera-se que no 5º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a: 

  • Calcular porcentagem;

  • Compreender sobre concordância verbal, nominal e as relações de sentido;

  • Produzir um  texto com ajuda do professor; 

  • Entender quais são os sistemas do corpo humano e como ele funciona;

  • Ler mapas e ter noções geográficas.


Anos Iniciais (Ensino Fundamental II)

Nos anos finais, as instituições de ensino lidam com estudantes na fase da adolescência, ou seja, dos 11 aos 14 anos. Dessa forma, o ensino fundamental II compreende as turmas do 6º ao 9º ano.

Por isso, além de direcionar no aprendizado das disciplinas tradicionais, as escolas também costumam investir em atividades focadas em desenvolver o pensamento crítico, as habilidades socioemocionais, o protagonismo e o crescimento pessoal dos alunos. 

Quais são as séries do Ensino Fundamental 2? 

6º Ano do Ensino Fundamental 2 

Com 11 anos de idade, as crianças apresentam várias mudanças fisiológicas e psicológicas. Para os pais, é a chegada da "temida" pré-adolescência. Entretanto, as famílias e escolas não devem perder o foco, que é manter os alunos interessados no processo de aprendizagem. 


A multidisciplinaridade marca o início do Ensino Fundamental 2, tanto é que os esportes passam a receber maior grau de importância na grade curricular. É esperado que a turma aprenda a diferenciar tipos de relevos e vegetações, relacione diferentes formatos de textos e resolva problemas com frações e probabilidades.


O que é ensinado no 6º ano do Ensino Fundamental 2?

  • Resolver operações matemáticas que englobam frações, grandezas e probabilidade;

  • Estabelecer conexões entre distintos textos, formular estratégias de leitura e discernir nuances de significado;

  • Entender conceitos biológicos e geográficos como o ciclo da água, tipos de solo, relevo e formações vegetais;

  • Discernir as várias camadas que compõem o globo terrestre, seu movimento de rotação e translação, as diversas categorias de rochas e os períodos geológicos;

  • Detectar a influência de diferentes comunidades e civilizações na configuração do espaço e na modificação do ambiente;

  • Compreender a construção da Antiguidade Clássica, do período medieval na Europa e as formas de estrutura social e cultural em partes da África;

  • Engajar-se em diferentes modalidades esportivas, explorar as artes marciais brasileiras e as danças citadinas.


7° ano do Ensino Fundamental 2 

As equações de álgebra ganham mais espaço aqui, assim como razões, frações e proporções. No 7° ano o estudante já é visto como adolescente, então considera-se que ele tenha um senso crítico mais aguçado. Em razão disso, há mais interdisciplinaridade entre as matérias, por exemplo a interpretação de texto passa a ser cobrada em quaisquer questões (seja de matemática, biologia, história ou mesmo língua portuguesa). 


O que é ensinado no 7º ano do Ensino Fundamental 2?

  • Reconhecer as configurações de frase em distintos textos e aplicar abordagens para gerar impacto de sentido;

  • Resolver desafios envolvendo duas grandezas distintas, bem como equações de primeiro grau;

  • Descrever os ecossistemas predominantes no Brasil, compreender a relevância e repercussões do efeito estufa e da camada de ozônio para a vida no planeta;

  • Discutir aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais ocorridos na Europa, América e África entre os séculos XV e XVIII;

  • Entender a estrutura territorial do Brasil por meio da partilha de territórios e do conceito de estado-nação.

8° ano do Ensino Fundamental 2 

Com o senso crítico mais fortalecido, a argumentação e contra-argumentação é explorada nesta série. Na matemática, aparecem conceitos de geometria, enquanto que na história o foco maior é para o processo histórico das Américas, especialmente em relação à independência brasileira. Por fim, na biologia, é dada continuidade no entendimento de energias e sobre o sistema solar, além de também tratar do corpo humano. 


O que é ensinado no 8º ano do Ensino Fundamental 2?

  • Estabelecer conexões entre distintas partes do texto, redigir empregando táticas de argumentação e contra-argumentação por meio de recursos linguísticos e gramaticais;

  • Solucionar e conceber desafios envolvendo potências e medidas de áreas geométricas;

  • Captar as fontes e categorias de energia, o mecanismo reprodutivo e o sistema estelar;

  • Aprofundar os conceitos de território e região, avaliar a influência dos espaços geográficos sobre os dados econômicos, culturais e socioambientais;

  • Entender o processo de emancipação das Américas, com foco especial no Brasil.

9° ano do Ensino Fundamental 2 

Essa é a etapa que a turma costuma fazer formatura no encerramento, afinal, é o fim do ciclo do Ensino Fundamental, pois no próximo ano já será Ensino Médio. 


Considerando isso, é importante que nesta série os estudantes já dominem assuntos voltados para a atualidade e globalização, consigam escrever artigos opinativos e resolver questões matemáticas que envolvam potências e notação científica, por exemplo.


O que é ensinado no 9º ano do Ensino Fundamental 2?

  • Elaborar adequadamente textos de opinião, seguindo a norma padrão;

  • Solucionar e conceber desafios relacionados a potências com expoentes fracionários, notação científica e relações proporcionais entre duas grandezas;

  • Analisar distintas teorias evolucionistas e a diversidade das espécies, os vários estados físicos da matéria e compreender o conceito de hereditariedade;

  • Entender o surgimento da globalização/mundialização e suas ramificações pelo globo;

  • Reconhecer o surgimento da República no Brasil e os eventos históricos até os dias atuais, bem como os conflitos globais da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Quais são as matérias do Ensino Fundamental?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas trabalhadas no ensino fundamental são organizadas a partir das seguintes áreas do conhecimento: 

  • Linguagem;

  • Matemática;

  • Ciências da Natureza;

  • Ciências Humanas;

  • Ensino religioso. 

A partir disso, as escolas devem ter aulas obrigatórias de: língua portuguesa, artes, matemática, geografia, história, ciências e educação física. 

Para complementar o currículo, os colégios podem inserir na grade aulas de línguas estrangeiras, música, teatro, entre outros conteúdos capazes de diversificar o conhecimento dos jovens.

Propósitos do Ensino Fundamental

Como explicamos acima, o ensino fundamental contempla uma fase de grande importância para crianças e adolescentes em idade escolar. 

Por este motivo, os propósitos de aprendizagem estabelecidos pela LDB para as escolas do ensino fundamental são bem amplos e devem ser seguidos de forma criteriosa para garantir aos alunos: 

I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Mudanças no Ensino Fundamental

De acordo com a legislação vigente, é obrigatória a inscrição dos alunos no ensino fundamental, sendo uma responsabilidade compartilhada entre os responsáveis legais pela criança e o Estado. Os pais ou responsáveis têm a responsabilidade de realizar a inscrição dos alunos, enquanto o Estado deve garantir que haja vagas suficientes disponíveis nas escolas públicas. É importante notar que a educação também pode ser fornecida pelo setor privado.

A lei 11.274/2006 ampliou a duração obrigatória do ensino fundamental para nove anos, em decorrência do projeto de lei nº 3.675/04, que foi aprovado e se tornou uma lei ordinária. Uma das mudanças trazidas por essa lei foi a inclusão da classe de alfabetização no ensino fundamental, a qual antes fazia parte da educação infantil e correspondia à primeira série.

Qual a importância do Ensino Fundamental?

Sem dúvidas, o ensino fundamental é uma fase repleta de desafios para alunos, escolas e responsáveis. Afinal, trata-se de um período cheio de descobertas e mudanças para os estudantes, tanto em aspectos físicos como comportamentais. 

Além disso, essa é uma etapa fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, até porque, e ela corresponde a uma transição da infância para a adolescência. Por isso, os temas

Por conta disso, é essencial que as instituições de ensino invistam cada vez mais na capacitação da equipe pedagógica, tecnologia e na integração com a família das crianças. 

Esse é o melhor caminho para ajudar os alunos do ensino fundamental nos desafios do ensino médio e na preparação para a vida adulta. 

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